Já se perguntou quem escreveu a bíblia? O livro dos livros não é o mais antigo do mundo, mas com certeza é o mais famoso e o mais vendido de toda a história da humanidade. E alguém teve que escrever isso numa época em que quase nenhum ser humano sabia de fato escrever.
A Bíblia, para muitos, é apenas um livro de histórias. Para outros, é um livro sagrado. Mas, quem escreveu foram testemunhas oculares das façanhas e milagres de Jesus? Não, com certeza não. A boa verdade é que a Bíblica foi escrita, reescrita, reescrita novamente e assim por diante até chegar na versão que conhecemos hoje. Vários livros foram anexados a bíblia, tudo de diferentes autores, de diferentes épocas.
Confira as teorias sobre as pessoas que escreveram o grande livro:
MOISÉS
Muitos afirmam que Moisés escreveu os 5 primeiros livros da Bíblia. Não, não foi ele. Existem diversas passagens que narram a morte de Moisés nesses livros, seria muito estranho se ele mesmo tivesse escrito essas coisas.
VÁRIAS FONTES
Pesquisadores descobriram que existiram várias versões da Bíblia, escritas por pessoas completamente diferentes em época diferentes. Foi confirmado que outras pessoas pegaram as histórias e transformaram em uma coisa só.
TESTEMUNHAS
Os quatro evangelhos canônicos são anônimos. Os nomes de Mateus, Marcos, Lucas e João só foram atribuídos a eles no Século 2. Ou seja, as pessoas que escreveram os primeiros livros não quiseram aparecer, não quiseram levar fama pelo trabalho.
DOCUMENTO PERDIDO
Uma lista de livros perdidos.
Dois dos quatro evangelhos canônicos originais fazem menção a um documento que nunca foi encontrado. Esse documento seria a origem de tudo e poderia explicar melhor quem foi o primeiro autor da Bíblia, mas ele nunca foi encontrado.
Ou seja, não existe melhor explicação do que: a Bíblia nunca foi um só livro. Várias pessoas escreveram diferentes versões, com diferentes fatos narrados, que posteriormente foram unificadas em um livro só. Muitas das histórias e informações foram ignoradas, e outras ganharam maior importância. Também não é claro quem editou os livros e os transformou em uma coisa só.
0 comentários:
Postar um comentário